Tratamentos
Toxina Botulínica
O que é?
A toxina botulínica é uma substância que causa o relaxamento temporário na musculatura. Atuando também na inibição da liberação de suor.
Objetivo
Graças ao relaxamento das fibras musculares, a toxina botulínica promove a atenuação das rugas de expressão, como as linhas marcadas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os “pés de galinha” na área dos olhos. Além disso, a aplicação da toxina botulínica em pontos estratégicos do terço inferior da face e pescoço, eleva os cantos da boca, melhora o contorno facial e as linhas da região cervical. A aplicação da toxina botulínica em áreas de suor excessivo, como axilas, couro cabeludo e mãos, reduz de forma significativa a sudorese nas regiões tratadas, contribuindo para a melhora da qualidade de vida de quem sofre com esse problema.
Aplicação
A toxina botulínica é injetada nos músculos que se pretende bloquear por meio de uma agulhas muito finas. O procedimento dura de 15 a 30 minutos. No caso de hiperidrose, o tempo de aplicação varia de 30 minutos a 1 hora.
O procedimento dói?
A sensação de dor é variável de uma pessoa para a outra, podendo haver leve desconforto pelas picadas das agulhas e ardência com a entrada do líquido na hora da aplicação. Anestésico em creme é previamente aplicado nos locais a serem tratados para minimizar esse desconforto.
Contraindicações
- Gestantes;
- Pacientes com doenças neuromusculares;
- Pacientes com alergia à toxina botulínica;
- Pacientes com infecção no local da aplicação;
- Outras contraindicações podem ser particularmente apontadas diretamente pelo médico.
Resultados
Em geral, não se evidenciam quaisquer marcas após o procedimento. Podendo haver leve vermelhidão e crostículas nos orifícios de entrada das agulhas, que duram poucas horas. Pequenas manchas roxas, com inchaço e desconforto leve, podem ocorrer com regressão em uma semana. A toxina começa a agir entre 24 a 48 horas e apresenta efeitos progressivos até atingir seu pico de ação em 10 a 14 dias.
Duração
O efeito persiste, em média, por 4 a 6 meses. A duração dos resultados é dependente do uso da musculatura, ou seja, pessoas que forçam mais o movimento facial perdem o efeito mais rápido. No caso do tratamento da hiperidrose, os efeitos costumam durar de 6 a 8 meses.