Sobre o Peeling de Fenol
Sobre o Peeling de Fenol
O que é?
O Peeling e Fenol é um peeling profundo, que consiste na aplicação de um composto orgânico ácido, que age quimicamente removendo todas as camadas da pele, que então se regeneram e renovam, emergindo com um aspecto rejuvenescido, firme e viçoso. O peeling de fenol tem ação mais profunda e agressiva que os outros tipos de peeling, pois o procedimento remove as camadas da epiderme e porções das camadas média e inferior da derme.
Objetivos
- Melhora das manchas e do melasma;
- Melhora do viço e da qualidade da pele;
- Tratamento da acne, controle da oleosidade e fechamento dos poros;
- Suavização de linhas, marcas de expressão e rugas profundas.
Aplicação
Como é considerado um procedimento significativamente invasivo, é realizado sob condições monitoradas em um centro cirúrgico, pois o paciente é sedado, recebe anestesia local e a ação do ácido no organismo requer o monitoramento dos sinais vitais durante o procedimento.
O ácido é colocado sobre a pele por meio de um aplicador com ponta de algodão. A aplicação é feita com intervalos de 15 minutos e o procedimento leva cerca de 90 minutos para se completar.
Indicações
- Rugas profundas;
- Marcas de expressão;
- Melhora das manchas;
- Suavização de cicatrizes.
O procedimento dói?
O procedimento em si não é doloroso, mas o período de recuperação é difícil, devido ao inchaço e inflamação desencadeados pelo peeling. Ao menos 10 dias são necessários para a recuperação, mas o sacrifício vale a pena, pois os resultados são insuperáveis.
Contraindicações
- Pacientes com problemas cardíacos e renais;
- Pacientes que não conseguem evitar a exposição solar ou a qualquer fonte geradora de calor por alguns dias;
- Pele morena ou negra (Fitzpatrick > IV);
- Qualquer doenção não controlada;
- Tabagismo;
- Gestação e lactação;
- Pacientes com tendência a quelóides e cicatrizes hipertróficas;
- Estresse mental e/ou problemas psicológicos.
Resultados
Depois da total cicatrização, o peeling de fenol entrega uma grande melhora na aparência e saúde da pele tratada, deixando aparente uma nova camada de pele, mais lisa, clara, viçosa e com boa elasticidade. As rugas profundas e a descoloração severa são intensamente reduzidas.
Cuidados pré-procedimento
A preparação da pele com produtos específicos é fundamental para garantir bons resultados e minimizar riscos. Ácidos, clareadores, hidratantes e filtro solar serão previamente prescritos pelo médico. A exposição solar deve ser evitada antes da realização do peeling, pois a pele bronzeada pode manchar após a aplicação dos agentes químicos. É importante seguir todas as recomendações do médico dermatologista.
Cuidados pós-procedimento
Após realizar o tratamento, o paciente deve evitar exposição ao sol por cerca de 3 meses e realizar o uso contínuo de protetor solar durante o período de recuperação/cicatrização.