Lifting sem cirurgia: O poder dos Fios de PDO
18/05/2023Como retardar a perda de colágeno?
04/07/2023Blog
Peeling de Fenol: tudo o que você precisa saber!
O que é o Peeling de Fenol?
O Peeling de Fenol é um procedimento no qual é aplicado um ácido sobre a pele, capaz de remover as camadas cutâneas mais externas. O tratamento promove o “nascimento” de uma pele nova, mais lisa, firme e uniforme, apresentando excelentes resultados no rejuvenescimento facial, principalmente nos casos em que há sinais dos efeitos da radiação solar, presença de rugas mais acentuadas, flacidez, cicatrizes e manchas.
O tratamento pode ser feito em áreas localizadas, como área dos olhos, ao redor da boca, regiões com cicatrizes de acne, ou em toda a face (“full face”). Além disso, podemos utilizar diferentes concentrações (intensidades) do peeling, de acordo com as características da pele do paciente e objetivos desejados.
Quais são os objetivos desse tipo de Peeling?
Esse peeling alcança as camadas mais profundas da pele. Seu objetivo é amenizar rugas profundas, reduzir a flacidez, atenuar cicatrizes de acne e manchas na pele muito severas. Por se tratar de um procedimento agressivo, alguns cuidados são importantes, como avaliação clínica e laboratorial completa antes da realização do peeling.
Quais as indicações do Peeling de Fenol?
As principais indicações são: rejuvenescimento facial, uniformidade na pele, eliminação de manchas, diminuição de flacidez, cicatrizes de acne.
Como é o procedimento?
Analgesia por via oral e tópica prévias são necessárias, pois o procedimento é relativamente doloroso. Nos casos de peeling full face, sedação por via endovenosa pode ser indicada. Após limpeza, preparo da pele e elaboração da formulação, o peeling é aplicado. A aplicação é feita por áreas. No caso da aplicação em toda a face, o intervalo entre a aplicação em uma área e outra é de 20 minutos. O tempo total de duração do procedimento pode variar de 30 minutos a 2 horas. O paciente deve permanecer na clínica em observação por 1 hora e meia a 2 horas após o procedimento.
O Peeling de Fenol dói?
O desconforto varia de moderado a intenso, mas esse incômodo é amenizado com o auxílio de analgésicos orais, cremes anestésicos e, em alguns casos, com o uso de sedação.
Quais são as contraindicações do Peeling de Fenol?
As principais contraindicações do Peeling de Fenol são: pele com infecções bacterianas ou virais, pacientes com fototipos altos (pele escura), gravidez e lactação, problemas de cicatrização, tabagismo, doenças cardíacas, doenças sistêmicas, déficits nutricionais e problemas imunológicos.
Como é o pós-procedimento e quais são os resultados esperados com o Peeling de Fenol?
Logo após a aplicação, a pele fica avermelhada, inchada e sensível. A dor e ardência locais tem início cerca de 20 minutos após o procedimento e podem durar até 8 horas.
Edema, vermelhidão e secreção se seguem nos próximos 7 a 10 dias. A recuperação completa da pele se dá em 10-15 dias, podendo a vermelhidão perdurar por até 3 meses. A pele nova que surge com o processo se apresenta rejuvenescida, lisa, viçosa e sem rugas. Os efeitos no estímulo do colágeno perduram por anos.
Que cuidados são necessários antes da realização do Peeling de Fenol?
Preparo prévio da pele com ácidos e clareados será indicado pelo médico dermatologista pelo menos 15 dias antes do procedimento. O paciente deve evitar a exposição direta ao sol e aplicar protetor solar com alto fator de proteção todos os dias, para ajudar a prevenir a pigmentação irregular nas áreas tratadas, pelo menos quatro semanas antes do procedimento.
Avaliação clínica e laboratorial prévias para análise da viabilidade da indicação são necessárias para garantir a segurança do procedimento. Indicamos uso de antiviral, com início 2 dias antes do procedimento.
Quais cuidados são necessários no pós-procedimento?
Inchaço, vermelhidão, irregularidades no relevo da pele, áreas escurecidas, sensibilidade local, secreção e formação de crostas podem ocorrer após o procedimento. Tendem a ser mais intensos nas primeiras 72 horas e desaparecem totalmente em 7 a 15 dias. O paciente não deve aplicar produtos na face, exceto os recomendados pelo médico dermatologista, durante todo o período de recuperação da pele.
Também não deve manipular, arrancar, esfoliar e/ou esfregar a pele durante o período de recuperação. As crostas vão se desprendendo conforme a cicatrização se completa. Removê-las antes pode desencadear manchas e cicatrizes indesejadas. É necessário evitar exposição direta ao sol e usar adequadamente o protetor solar, em especial nos 3 meses subsequentes ao procedimento. Creme reparador deve ser utilizado conforme orientação médica. A prática de exercícios físicos deve ser evitada nos 7 dias subsequentes ao procedimento. Saunas e piscinas somente após um mês.
O Peeling de Fenol é indicado para cicatrizes de acne?
Sim!! As cicatrizes de acne são de múltiplas características em um mesmo paciente e muitas vezes não conseguimos um resultado 100% satisfatório com um único tratamento, mas sim com a combinação de diferentes técnicas. No entanto, o Peeling de Fenol está entre os procedimentos mais resolutivos para essa queixa, uma vez que atua profundamente na pele, na origem das cicatrizes. Os resultados não são tão surpreendentes como os atingidos no rejuvenescimento, mas ainda assim é considerado hoje o tratamento mais eficaz para essas indesejadas marcas.
O Peeling de Fenol é perigoso?
Quando realizado por médico especializado, com avaliação clínica prévia completa, preparo adequado da pele e cuidados específicos no intra-operatório e pós-procedimento, o Peeling de Fenol é seguro. A seleção e análise correta do paciente são fundamentais para garantir a segurança e minimizar riscos. Apesar da toxicidade cardíaca e renal do fenol, com os cuidados adequados, o procedimento pode ser realizado sem intercorrências ou sequelas.
O Peeling de Fenol pode ser realizado no pescoço e colo?
A região do pescoço e colo é de grande risco para realização do Peeling de Fenol, por se tratar de pele com maior possibilidade de recuperação não efetiva, formação de cicatrizes permanentes e discromias (alterações de coloração). Cada caso deve ser analisado individualmente, e, dependendo das características da pele, o Peeling de Fenol em baixas concentrações pode ser indicado. Mas a atenção e os cuidados nessa região devem ser redobrados e a indicação não é segura e válida para a maioria das pessoas.
O Peeling de Fenol pode ser realizado em fumantes?
Não! O tabagismo é uma contraindicação para a realização do Peeling de Fenol. As substâncias tóxicas do cigarro alteram a vascularização (irrigação sanguínea) e causam outras alterações cutâneas que dificultam a cicatrização. Um único cigarro é capaz de causar 90 minutos de vasoconstrição na pele. O Peeling de Fenol é um procedimento que exige pele sã e irrigação sanguínea efetiva para que o processo de cicatrização ocorra de forma adequada. Assim, pessoas que fumam não devem realizar o procedimento. É recomendada a suspensão completa do tabagismo pelo menos um mês antes e três meses depois do procedimento.
Quanto tempo depois da realização do Peeling de Fenol eu posso sair de casa?
No geral, o período de recuperação do Peeling de Fenol dura de 10 a 15 dias. Após esse período, a pele já se apresenta re-epitelizada e com maquiagem de alta cobertura, é possível o retorno para as atividades cotidianas. Lembrando que a recuperação completa da pele pode durar até 3 meses, nessa fase, a pele fica avermelhada.
Posso realizar o Peeling de Fenol mais de uma vez?
Sim! O estímulo de colágeno proporcionado pelo Peeling de Fenol perdura por até um ano e meio e a pele nunca volta a ser como antes. Mas, em alguns casos, quando houver indicação e segurança para a realização de um novo procedimento, ele pode ser sim realizado. A avaliação de um médico dermatologista especializado e experiente é fundamental nesses casos.