Rotina de Skincare X Procedimentos Dermatológicos
23/11/2023Blog
Top 10 Alimentos para uma Pele Saudável
A alimentação tem um papel fundamental na promoção de uma pele saudável e bonita, além de interferir de forma significativa nos processos relacionados ao envelhecimento, podendo preveni-lo ou acelerá-lo.
A pele reflete o estado de saúde que nosso organismo se encontra e a alimentação está intimamente relacionada ao bom funcionamento orgânico. Assim, a dieta pode ser decisiva para a saúde cutânea. Uma alimentação saudável é capaz de fornecer os nutrientes responsáveis pela sua integridade, elasticidade e viçosidade da pele. Por outro lado, uma alimentação deficiente em determinados nutrientes ou rica em alimentos prejudiciais, pode refletir em uma pele sem vida e envelhecida.
A inflamação crônica causada pela má nutrição, poluição, exposição ao sol e estresse é hoje apontada como grande vilã nos processos relacionados ao envelhecimento (“infammaging”). Com a inflamação, ocorre aumento dos radicais livres, que por sua vez levam aos danos celulares e sinais de envelhecimento. Isso, em associação com a degeneração dos nossos sistemas antioxidantes em decorrência da idade, pode colaborar para a precocidade dos processos degenerativos.
Além de saudáveis e nutritivos, alguns alimentos têm características que favorecem a circulação sanguínea, apresentam propriedades antinflamatórias e antioxidantes e favorecem a renovação celular e a produção de colágeno.
Listados abaixo, estão 10 alimentos que, segundo pesquisas, tem uma atuação positiva na pele e deveriam ser incorporados diariamente na dieta:
- Cenoura: Um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um potente antioxidante. Além disso é rica em vitamina C (favorece a produção de colágeno / antioxidante), vitamina A (age na renovação celular) e minerais. Ótima aliada para o combate aos danos causados pelo sol.
- Ovos orgânicos: Um dos alimentos mais completos que existem na natureza. Rico em vitaminas K, E, D, A e B12 e fonte de proteínas de alto valor biológico - matéria prima para a produção de colágeno.
- Chá verde: Rico em flavonóides (catequinas) e polifenóis - propriedades antioxidantes e antinflamatórias - reduz os danos causados pelos raios ultravioleta. Além disso, é rico em vitaminas C e K, bem como riboflavina, zinco, cálcio, magnésio e ferro. Promove aumento da taxa metabólica e reduz o hormônio gerelina (fome).
- Folhas verdes escuras: Excelentes fontes de ferro, clorofila, magnésio, cálcio, fibra e vitaminas A, C e K. Potente ação antinflamatória e antioxidante. Favorece os processos metabólicos envolvidos na produção de colágeno.
- Mirtilo: Uma das fontes naturais mais ricas em antocianinas – redução do estresse oxidativo, efeitos antinflamatórios, diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
- Cúrcuma: Rica em curcumina - potentes propriedades antinflamatórias, antioxidantes e antineoplásicas. Atua ainda na melhora da função de barreira cutânea e na renovação celular.
- Avocado: Rico em gorduras boas e fibras, com pouco açucar e frutose. Promove sensação de saciedade e permite uma melhor absorção de nutrientes. Rico em carotenóides, compostos fenólicos, tocoferóis, fitoesteróis e minerais (potássio, fósforo, magnésio). Propriedades antioxidantes e antinflamatórias. Beta sitosterol – redução do cortisol. Rico em proteínas.
- Amêndoas: Fonte de fibras, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais. Rica em cálcio e magnésio e vitaminas B2 e E. Ação construtora, antinflamatória e antioxidante.
- Chocolate amargo: Rico em antioxidantes, ácidos graxos e flavonóides. Ação benéfica no combate aos radicais livres, inflamação e favorecimento da microcirculação cutânea. Rico em magnésio. Mas atenção!! Deve ter no mínimo 80% de cacau na composição e ser isento de leite e derivados.
- Salmão (preferencialmente selvagem): Além de ser rico em ácidos graxos Ômega-3, que possui propriedades antinflamatórias, contém o antioxidante astaxantina. A astaxantina - combate os radicais livres. Além disso, é fonte de proteínas, matéria prima para a produção de colágeno.
Através de uma dieta rica em antioxidantes, alimentos antinflamatórios e proteínas de alta qualidade, em combinação com as mudanças no estilo de vida e tratamentos dermatológicos, podemos tratar o envelhecimento de forma globalizada, com resultados mais efetivos e duradouros.