Está sofrendo com queda de cabelo? Conheça os melhores tratamentos para recuperar os fios!
02/08/2023Scizer: tratamento contra gordura localizada!
11/09/2023Blog
Pensando em fazer preenchimento labial? Saiba os riscos e como não "passar do ponto"
Você sabia que o preenchimento labial está entre os procedimentos mais procurados nos consultórios dermatológicos?
Lábios volumosos fazem parte do padrão de beleza desejado atualmente, porém, é necessário entender os riscos e tomar os devidos cuidados para não passar do ponto.
A seguir, respondo as dúvidas mais frequentes em relação ao preenchimento labial:
Como funciona o procedimento?
É realizado em consultório e dura, em média, entre 30 a 60 minutos. O preenchimento é feito com ácido hialurônico, por meio de agulhas ou cânulas para injetar a substância. Para aliviar a dor, utilizamos anestésico tópico ou fazemos bloqueio com anestesia intraoral.
O preenchimento é só para quem quer aumentar os lábios?
Há vários tipos de ácido hialurônico, com diferentes efeitos. Alguns deixam o lábio mais hidratado, outros reforçam o contorno e podem ajudar a diminuir rugas ao redor dos lábios ou só dão mais volume mesmo. Avaliamos as possibilidades conforme as características e objetivos do paciente.
Uma sessão é o suficiente?
Uma sessão costuma ser suficiente, porém, caso queira mais volume ou até mesmo salientar o contorno, pode-se repetir o procedimento semanas depois.
Quanto tempo dura o resultado?
A duração do preenchimento é, em média, 8 meses a um ano.
Qualquer pessoa pode fazer?
Não. Há contraindicação para pacientes com doenças autoimunes, problemas de coagulação e em tratamento quimioterápico. Grávidas e lactantes também não são aconselhadas a realizar o preenchimento. Em relação a idade, não há limite.
Como é a recuperação?
De sete a 10 dias após o procedimento, o inchaço desaparece. A rotina segue normalmente e não há necessidade de repouso. Nos primeiros dias, além do inchaço, a pessoa pode sentir desconforto ou apresentar algum hematoma, que pode demorar até 15 dias para ser completamente reabsorvido.
Há riscos?
Sim. Apesar de ser considerado de baixo risco, qualquer procedimento pode apresentar complicações. Entre as mais comuns, estão as inflamações e reações alérgicas. Em casos graves, apesar de raros, é possível ocorrerem oclusões vasculares que podem resultar em necrose e paralisia temporária.
Com um profissional habilitado aplicando a técnica correta, usando um material de boa qualidade e tomando todos os cuidados, as complicações são raras. E, se aparecem, são passíveis de tratamento médico. É um procedimento de baixo risco desde que todas essas questões sejam seguidas à risca.
Vou perder a sensibilidade nos lábios?
Essa é uma dúvida constante. Embora seja uma complicação rara, há maior risco para quem deseja um grande volume na região: quanto mais ácido hialurônico, maior a chance de impactar a mobilidade e a sensibilidade. Mas não é algo comum de acontecer.
E se eu não gostar?
É possível reverter o procedimento. Caso o paciente não goste do resultado ou haja necessidade de retirar o preenchimento em função de complicações, pode-se aplicar uma substância para dissolver o ácido hialurônico injetado na região.
Não é simples. Pode necessitar de várias sessões e ser dolorido. Podem ocorrer efeitos colaterais, enfim, por isso sempre digo que o procedimento deve ser uma decisão bem pensada, não podemos banalizar.
Lembre-se: Conhecimento anatômico, profissional qualificado e bom senso estético, são fundamentais para resultados harmônicos e naturais.