Acompanhamento das Pintas e Melanoma
17/10/2023Rotina de Skincare X Procedimentos Dermatológicos
23/11/2023Blog
Máscaras caseiras funcionam?
Muitas pessoas tem me perguntado sobre, e/ou solicitado indicações de máscaras e tratamentos dermatológicos caseiros. Peço desculpas pela minha sinceridade e objetividade, mas não indico por um simples motivo: NÃO FUNCIONAM.
Não existe nenhuma evidência científica dos seus riscos versus benefícios. Nem tudo que é natural é sinônimo de adequado, em especial quando destinado para um fim possivelmente diferente do ofertado pela natureza.
Alguns dos ingredientes usados nas máscaras caseiras têm benefícios comprovados quando ingeridos, como alimentos. Exemplo: abacate, ovo, aveia, iogurte. No momento de decidir aplicá-lo sobre a pele ou comê-lo, a luz das evidências científicas, a decisão sensata é comê-lo.
Os alimentos são compostos por macromoléculas, que não tem a capacidade de penetrar efetivamente na pele e exercer efeito terapêutico localmente. Por exemplo, o abacate: embora rico em óleos essenciais, ômega 3 e vitamina E, ao ser aplicado diretamente na pele, não produz nenhum benefício. Ele permanecerá na camada córnea, deixando uma sensação agradável, mas sem causar qualquer transformação.
Muitos componentes estranhamente utilizados nas máscaras caseiras, como aspirina, bicarbonato, limão, fitoterápicos etc, possuem pH muito diferente do da pele e/ou composição química capaz de destruir o manto hidrolipídico de proteção, provocando queimaduras, irritações e dermatite de contato.
Os benefícios de uma máscara dermatológica versus caseira são: efeito terapêutico comprovado pela presença de ingredientes ativos cientificamente estudados, segurança e formulação adaptada para o uso tópico.
Porém, mesmo as máscaras dermatológicas nunca substituirão uma boa rotina de cuidados com a pele ou tratamentos cosmiátricos. Oferecem a vantagem de proporcionar um momento divertido, de bem estar e auto-cuidado, que sem dúvidas tem efeito psicológico positivo. E sim, podem complementar um tratamento específico e preparar a pele para uma ocasião especial. Mas não possuem ação terapêutica transformadora considerável, em especial a longo prazo.
Sei que tem muitos colegas que gostam e indicam e não escrevi aqui para julgar ou criticar ninguém, cada um tem o seu conhecimento, experiência e ponto de vista. Apenas escrevo para expressar minha opinião profissional, como dermatologista, e responder abertamente os questionamentos que recebo. As opiniões divergentes são sempre válidas.
Cuide bem da sua pele!!