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Sono e Pele

Os Benefícios do Sono para a Pele
A privação de sono afeta o rendimento nas tarefas cotidianas, o humor e até a memória, já que é durante a noite que o cérebro consolida as informações adquiridas durante o dia. Além disso, noites mal dormidas refletem na pele, que perde a viçosidade, fica opaca, além de se acentuarem olheiras e manchas.
   
É à noite que ocorre o pico de produção do hormônio do crescimento, o GH. Ele é importante para renovação celular, sendo aliado no combate ao envelhecimento cutâneo. Somando-se a isso, na falta de um sono de qualidade, o cortisol, hormônio ativado pelo estresse, permanece em altos níveis e não cicla como deveria. A consequência direta desse desequilíbrio é a formação de radicais livres e o aparecimento de rugas precoces.
   
O repouso imposto pelo sono é o meio natural do organismo refazer suas forças e reorganizar os sistemas para se preparar para nova jornada de atividades. Isso ocorre todos os dias, seguindo um ritmo que se renova a cada 24 horas.
   
Durante o período de oito horas de sono, podem ocorrer 35 alterações fásicas, ocupando cada ciclo cerca de 90 minutos. Ao final do período de sono, há uma mudança completa no organismo, que se traduz por disposição para as ações diárias, capacidade de pensar e sensação de energia em todo o corpo. As células da pele são renovadas aceleradamente e o sistema imunitário é ativado.
   
A quantidade de horas de sono necessárias é variável de acordo com características individuais e idade. É aceito que a média de seis a oito horas de sono é geralmente suficiente para a maioria das pessoas. Quando o organismo é forçado a encurtar suas horas de repouso, cria-se estresse, que afeta, em primeiro lugar, a função imunológica e subseqüentemente todos os outros sistemas e órgãos. É conhecida a manifestação cutânea, vulgarmente chamada olheiras, que indica cansaço, falta de repouso ou esgotamento físico. Esse é apenas um dos sintomas que a falta de repouso adequado reflete na pele. A privação aguda de sono funciona como um processo inflamatório, que pode comprometer o equilíbrio da pele e acelerar a degradação do colágeno.
   
Para obtenção do melhor rendimento das horas de sono, convém observar seu ritmo, ter hora certa para dormir e para acordar e manter um intervalo de três horas entre a última refeição e o adormecer. Após o jantar, deve-se poupar energia e exercer apenas atividades relaxantes, como ler ou assistir um filme. É recomendado evitar exposição a luzes intensas, como a branca e a azul do telefone celular. A hora mais adequada de se deitar, é por volta das 22 horas. A partir dessa hora até as duas da madrugada ocorre ativação rejuvenescedora dos tecidos. Dormir após muito além desse horário significa perder o descanso rejuvenescedor. O melhor momento para levantar, é por volta das 6 horas.
 
Sono x Rejuvenescimento
As pesquisas científicas têm confirmado afirmações antigas. Descobriu-se que o hormônio melatonina, que neutraliza radicais livres, promove o relaxamento geral e favorece o rejuvenescimento, talvez pela facilitação da produção do hormônio de crescimento, começa a ter sua produção aumentada pela glândula pineal a partir do pôr do sol e atinge o máximo de sua atividade entre as 22 e as 2 horas, declinando daí para a frente para chegar ao nível mínimo ao clarear o dia. Sabe-se que a exposição à luminosidade dos aparelhos celulares inibe a produção da melatonina, sendo fundamental para a saúde como um todo, incluindo a pele, evitar a exposição a luz intensa do celular após o início da produção de melatonina, em especial durante seus horários de pico.
   
Embora a necessidade de sono seja inteiramente individual, parece que dormir nesse intervalo de tempo beneficia a maioria das pessoas. Quem pretende manter a pele com boa aparência e rejuvenescida deve respeitar ao máximo esses horários.
   
A observância da regularidade e da quantidade de sono, a preservação do tempo para o lazer e a descontração momentânea em diversas ocasiões contribuem essencialmente para a vitalidade dos componentes cutâneos pela produção de mediadores cerebrais. Pele descansada é pele mais bonita e saúdavel.
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