(11) 5185-0570

(11) 99907-6292

Av. Arnolfo de Azevedo, 84 - Pacaembú - São Paulo - SP - 01236-0360

Pele Masculina

 Homens - Aumento da Busca por Tratamentos Cosméticos
 
Aumento crescente dos procedimentos cosméticos entre os homens
O mercado de trabalho hoje é altamente competitivo, pesquisas mostram um aumento da demanda por procedimentos cosméticos entre os homens, que mantêm a esperança de que uma nova aparência irá melhorar suas chances de avançar na carreira. Enquanto os homens estão procurando tratamentos já consagrados entre as mulheres há muito tempo, os dermatologistas observam diferenças distintas entre homens e mulheres em relação à biologia da pele, anatomia facial e evolução dos processos envolvidos no envelhecimento. Fica claro que os diferentes sexos têm necessidades diferentes de intervenções para o rejuvenescimento.

A pele do homem é diferente da mulher
Os homens tradicionalmente têm gasto menos tempo para cuidar da pele do que as mulheres, mas a crescente aceitação social dos procedimentos cosméticos e uma maior conscientização sobre as opções não cirúrgicas, resultou em mais homens procurando estes tratamentos. Impulsionada principalmente por diferenças hormonais, a pele dos homens é diferente das mulheres:
  • A pele dos homens é mais espessa, com poros maiores, menos gordura subcutânea e produz 4x mais suor e sebo do que a pele das mulheres.
  • A presença de pelos faciais fornece suporte estrutural e contribui para menor quantidade de rugas na área da barba.
  • Cabelo curto (que expõe as orelhas), couro cabeludo calvo, ocupações ao ar livre e hobbies ao ar livre expõe com mais freqüência a pele dos homens à radiação ultravioleta, o fator de risco mais importante para o câncer de pele e envelhecimento precoce. Na verdade, os homens têm uma maior incidência de melanoma, a forma mais letal de câncer de pele.
  • A pele masculina tem também uma maior susceptibilidade à imunossupressão induzida por ultravioleta, o que pode contribuir para o aumento da incidência de câncer de pele.
  • A estrutura óssea facial dos homens é mais forte e mais proeminente.
  • Os homens naturalmente têm menos gordura subcutânea e a mesma diminui com o envelhecimento, fazendo com que tenham mais perda de volume facial do que rugas propriamente ditas.

    De preocupações gerais sobre cansaço, às queixas específicas sobre as linhas de expressão profundas, tez irregular, excesso de pelos, perda de cabelo, foliculite da barba, suor excessivo e manchas da idade, os homens estão cada vez mais interessados ​​na obtenção de resultados mais expressivos do que os cuidados com a pele em casa podem oferecer. Destacam-se as seguintes opções de tratamento, que melhoram especificamente preocupações comuns entre os homens:
  • Perda de volume é uma das características mais visíveis do envelhecimento nos homens - preenchedores dérmicos são ótimas ferramentas para restaurar uma aparência jovem.
  • Resurfacing - feito com peelings químicos, microdermoabrasão ou aparelhos de laser - é usado para melhorar rugas finas, tons de pele irregular, manchas de idade e cicatrizes de acne.
  • Neurotoxinas, como a toxina botulínica tipo A, são usadas para suavizar as linhas de expressão facial e para o tratamento de hiperidrose (sudorese excessiva) localizada.
  • A depilação a laser é um dos procedimentos estéticos não-cirúrgicos mais comumente realizados pelos homens. As áreas de tratamento mais frequentes são o pescoço (que está propenso à foliculite - pêlos encravados) e costas.
  • Lasers também são utilizados ​​para eliminação dos vasos sanguíneos faciais (telangectasias).

Dicas para os homens
 Os homens devem consultar um dermatologista, para que seja determinada uma rotina de cuidados específica, baseada no seu tipo de pele e seus objetivos para retardar o processo de envelhecimento. No entanto, algumas dicas de cuidados básicos com a pele, que todos os homens podem incorporar a sua rotina são:
  • Aplicar protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou mais como parte de seu regime diário de cuidados com a pele.
  • Lavar o rosto diariamente usando um sabonete próprio para sua pele.
  • Hidratar diariamente com produtos específicos para seu tipo de pele. Esta prática é muitas vezes negligenciada pelos homens, especialmente aqueles com acne, no entanto, este é um passo importante no cuidado da pele.
« Voltar