(11) 5185-0570

(11) 99907-6292

Av. Arnolfo de Azevedo, 84 - Pacaembú - São Paulo - SP - 01236-0360

Nevos (Pintas)

O que são as pintas? Qual seu nome científico?
Por toda nossa pele, em qualquer raça, temos distribuído de maneira uniforme uma célula chamada melanócito. Ela se localiza normalmente na camada basal da epiderme e é responsável pela produção da melanina, o pigmento que dá cor a nossa pele. Quando temos um ninho de melanócitos benignos agrupados em determinada região da pele temos o chamado nevo melanocítico, conhecido como "pinta", os quais podem estar presente de maneira benigna na pele de qualquer pessoa.

Conhecidas cientificamente como nevos, as pintas são pequenos tumores benignos formados por melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento responsável pela coloração da pele e dos pêlos. Quando ocorrem na camada mais profunda da pele, elas são azuladas - mas geralmente apresentam cor preta ou marrom. As pintas surgem tanto na infância, durante o crescimento, quanto na idade adulta, em decorrência de uma série de fatores - por exemplo, a exposição à luz do sol. Durante a gravidez, a mulher produz hormônios também capazes de estimular a formação de novas pintas e o aumentrar as já existentes, o uso de pílula anticoncepcional pode ter o mesmo efeito. Na maioria dos casos, uma pinta não representa nenhum risco à saúde; mesmo assim, deve ser observada por um dermatologista, principalmente se mudar de cor, aumentar, coçar ou sangrar.

As pintas ou nevos, são pequenas formações planas ou em relevo, lisas ou rugosas na pele. A maioria apresenta tons de castanho e são compostas de células especiais, as névicas, que não têm outra função além de formar essas lesões. O que determina o aparecimento é a predisposição genética, mas a exposição solar também conta. Quanto mais toma sol, maiores os riscos de você ter pintas precocemente. Elas surgem geralmente na infância e adolescência, mas algumas podem surgir até a terceira década de vida.
  
Por que algumas pessoas têm mais pintas que outras? Geralmente aparecem em qual faixa de idade? É mais comum em homens ou mulheres?
Geralmente as pintas começam a aparecer na infância, tendem a aumentar em número até a meia idade, quando podem diminuir. Predisposição genética e exposição ao sol são os fatores que fazem com que algumas pessoas tenham mais pintas do que outras. O número de pintas varia muito, sendo que a maioria dos adultos brancos possui entre 10 a 40 pintas na pele, mas existem pessoas que tem mais de 100 pintas. As pintas se desenvolvem mais em ruivos e loiros em decorrência da sensibilidade aos raios ultravioleta. Mas morenos e negros não estão imunes e, portanto, também devem evitar exposição ao sol em horários de pico. As pintas atingem igualmente homens e mulheres.
 
« Voltar