(11) 5185-0570

(11) 99907-6292

Av. Arnolfo de Azevedo, 84 - Pacaembú - São Paulo - SP - 01236-0360

MMP® (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

MMP® (Microinfusão de Medicamentos na Pele) é uma técnica que foi idealizada pelo dermatologista brasileiro Dr. Samir Arbache, na qual preconiza-se a introdução de medicamentos na pele de uma forma inovadora, utilizando uma máquina com um sistema vibratório e microagulhas na ponta.
 
O sistema operacional da técnica faz parte de um tipo de tratamento denominado drug delivery. O termo drug delivery consiste em métodos que objetivam aumentar a penetração cutânea de agentes terapêuticos, podendo ser alcançado através de agentes químicos, mecânicos ou físicos (dermoabrasão, sonoforese / iontoforese, curetagem, microagulhamento, tecnologias (lasers, radiofrequência, ultrassom).
 
No caso dos intensificadores físicos, as microagulhas mostraram aumentar a permeabilidade dos fármacos através da pele em até 3 vezes, ao propiciar que atravessem o estrato córneo (camada mais externa da pele – barreira cutânea). As microagulhas podem permitir a administração transdérmica de muitas drogas e macromoléculas, como peptídeos e outras biomoléculas que normalmente não poderiam se difundir através da pele.
 
A técnica permite um maior acesso ao alvo terapêutico, contorna a degradação das drogas pelo trato gastrointestinal e a metabolização hepática de primeira passagem, permitindo assim redução de dosagens e ação mais específica no alvo estabelecido.
 
A ideia principal é que a medicação atravesse a parte superficial da pele e penetre profundamente, atingindo alvos localizados na derme e hipoderme, otimizando de forma o tratamento de doenças cutâneas ou do próprio envelhecimento.
 
MMP ® é um tipo de drug delivery no qual utiliza-se uma máquina similar a destinada para realização de tatuagens, a fim de introduzir um ativo diretamente na pele, evitando a necessidade de ingestão de drogas por via sistêmica, e assim minimizando a possibilidade de efeitos colaterais.
 
Esta máquina funciona como um motor vibratório, na qual podemos acoplar uma ponteira agulhada de diferentes características, que penetra na profundidade da pele. Existem alguns modelos dessa ponteira com maior ou menor número de agulhas.
 
O MMP ® é uma forma de tratamento muito versátil com o qual podemos tratar várias doenças de pele, cabelo e unhas, além de alterações estéticas como melasma, leucodermia, cicatrizes, estrias, rugas e fotoenvelhecimento em geral.
 
Várias medicações podem ser utilizadas, porém, para evitar complicações, necessitam ter uma apresentação injetável estéril, serem abertas no momento do uso e colocados em um recipiente também estéril.
 
Como é feito o procedimento?
 
  • Aplica-se anestesia tópica; 
  • O local a ser tratado, seja couro cabeludo, face, ou corpo, deve estar bem limpo;
  • Na sequência a máquina é ligada, o tipo específico de ponteira é colocado com o número de agulhas necessário;
  • Antes do início do tratamento a agulha é ajustada para a profundidade que desejamos, sempre de acordo com a alteração ou doença que estamos tratando;
  • Quando a máquina é ligada inicia a vibração e então aspiramos a medicação do recipiente e em seguida aplicamos na pele;
  • O número e o intervalo entre as sessões vão depender das características de cada paciente e do problema a ser tratado.
« Voltar