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Meditação

A ciência vem cada vez mais se atentando e comprovando os benefícios da meditação, com inúmeros estudos consistentes e bem desenhados que revelam seus efeitos positivos no bem-estar, no corpo e na saúde mental.
 
Alguns dos benefícios já bem documentados na literatura médica são:
 
1) Redução do estresse
O papel da meditação é ajudar o praticante a lidar com o estresse sem fugir da dor e do sofrimento em situações desafiadoras e do dia a dia.
 
O estresse é a resposta às exigências colocadas sobre o corpo e a mente. Quanto mais angustiado pela dor ou ansiedade, pior o indivíduo se sente e maiores as consequências fisiológicas. Quando aprendemos a nos sentir confortáveis dentro da dor ou ansiedade, a experiência muda completamente. Você não está tentando fazer a dor ir embora, mas sim aprendendo a lidar com ela. Descobrimos que há uma quietude e paz interior dentro de algumas das situações de vida mais difíceis. Não temos que fugir e buscar externamente para conseguir em algum outro lugar.
 
2) Habilidade multitarefas
Quem medita com regularidade consegue ter melhor desempenho ao realizar várias tarefas em ambientes estressantes.
 
3) Melhora da imunidade
Mesmo um programa curto de meditação produz efeitos positivos na imunidade. Pesquisadores correlacionaram a prática com o aumento de anticorpos.
 
4) Redução dos sintomas depressivos
Pesquisas concluíram que a meditação não apenas diminui sintomas associados à depressão, como também protege contra o seu desenvolvimento tardio.
 
5) Ajuda na qualidade do sono
Estudos mostram que pessoas com transtornos moderados de sono, passaram a dormir melhor após 6 semanas de praticas meditativas. A prática foi mais eficaz que os tradicionais programas de “higiene do sono”.
 
6) Melhora da função cognitiva
Um breve treinamento de meditação é capaz de melhorar o processamento visuoespacial, o humor, a memória e o funcionamento executivo.
 
7) Redução de pensamentos vagos
Universitários que praticaram meditação por duas semanas passaram a ter menos pensamentos vagos e tiveram melhores desempenhos em testes de memória e leitura.
 
8) Promoção de bem-estar mental
Após oito sessões de meditação mindfulness, adultos mostraram melhora da atenção plena e do bem estar, além de diminuição dos sintomas de ansiedade.
 
9) Estímulo de emoções positivas
A prática regular de meditação ao longo do tempo aumenta as emoções positivas em experiências diárias. Propósito de vida, empatia e apoio social ficam mais evidentes.
 
10) Mais atenção e autorregulação
Estudantes que meditaram 20 minutos por 5 dias obtiveram melhores resultados em termos de atenção e ansiedade do que aqueles que passaram por treino de relaxamento.

A meditação traz inúmeros benefícios, diretos e indiretos, à saúde, tendo impacto significativo inclusive sobre a pele. Aumenta a atenção, reduz a ansiedade, a depressão, a raiva e a fadiga, promove alto vigor na escala de estado de humor e reduz o estresse de forma significativa. Não tem custo, não tem contra-indicações e está ao alcance de todos. Bora meditar!!!
 
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