Furúnculos

O que são furúnculos?
O furúnculo é uma infecção bacteriana da pele que provoca a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo. É geralmente causado pela bactéria estafilococos.

Quais são os sintomas? Como eles começam? Quais são as possíveis complicações? Quais são as causas?
A lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido e quente, centrado por um pêlo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus. Com a evolução do quadro, ocorre o rompimento do nódulo e a eliminação de pus e de uma massa esbranquiçada, formando uma ferida ulcerada que, ao cicatrizar, pode deixar uma mancha escura no local. Os furúnculos são muito comuns e são geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus, mas também podem ser causados por outras bactérias ou fungos na superfície da pele. O dano ao folículo  permite que essas bactérias entrem profundamente nos tecidos do folículo e no tecido subcutâneo.

Os furúnculos podem ocorrer em folículos capilares de qualquer parte do corpo. As lesões são mais frequentes em áreas de dobras da pele, sendo muito comuns nas nádegas e virilhas, mas podem surgir em outros lugares como o abdômen e as coxas.

Quando ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose e está associada à uma deficiência do organismo em evitar a infecção do folículo. Quando várias lesões surgem simultaneamente, próximas e interligadas, o quadro recebe o nome de antraz, ocorrência mais comum na região da nuca.            Um furúnculo pode começar como um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o tempo, ele fica parecendo um balão cheio de água ou um cisto

O dano ao folículo capilar permite que essas bactérias entrem nos tecidos. A dor piora conforme ele vai sendo preenchido com pus e tecido morto e aumenta quando ele é drenado. É possível que o furúnculo se drene sozinho.

Características do furúnculo:
  • Costuma ser do tamanho de uma ervilha, mas também pode ficar tão grande quanto uma bola de golfe
  • Pode apresentar centros amarelados ou esbranquiçados (pústulas)
  • Pode se unir a outro furúnculo ou se expandir para outras áreas da pele
  • Pode aumentar rapidamente
  • Pode vazar e encrostar

Outros sintomas do podem incluir:
  • Fadiga
  • Febre
  • Mal-estar
  • Coceira, antes de o furúnculo se desenvolver
  • Vermelhidão na pele ou inflamação ao redor da lesão

Em que caso devo procurar um médico?
Marque uma consulta com seu médico se os furúnculos:
  • Surgirem no rosto ou na coluna
  • Reaparecerem
  • Não se curarem com tratamento em casa em uma semana
  • Surgirem acompanhados de febre, com faixas vermelhas se estendendo para fora da lesão, grandes acúmulos de líquido ao redor do furúnculo ou outros sintomas

Como é feito o tratamento?  Como se prevenir?
O tratamento é feito com antibióticos locais e sistêmicos. Nos casos muito dolorosos e com superfície amolecida, pode ser feita a drenagem da lesão, com alívio imediato da dor.

Quando ocorre a furunculose, deve-se pesquisar e evitar o que está favorecendo o surgimento das lesões e estimular a imunidade do indivíduo a combater a infecção. O médico dermatologista é o profissional indicado para o tratamento dos furúnculos e da furunculose.

Os furúnculos podem se curar sozinhos, depois de um período inicial de coceira e dor leve. Com muita frequência, o desconforto aumenta na medida em que o pus vai se acumulando.

Os furúnculos geralmente devem ser abertos e drenados antes de sarar. Isso em geral acontece em menos de 2 semanas.
  • Compressas úmidas mornas ajudam na drenagem do pus, favorecendo a cura. Umedeça suavemente a área com um pano úmido e morno diversas vezes ao dia.
  • Nunca esprema um furúnculo nem tente abri-lo em casa. Isso pode espalhar a infecção e agravá-la. Quando o furúnculo estourar ou for drenado, continue colocando compressas úmidas e quentes na área. Furúnculos maiores ou mais profundos podem precisar ser drenados por um médico.

O tratamento feito pelo médico será necessário se:
  • Um furúnculo durar mais de duas semanas
  • Um furúnculo voltar
  • O furúnculo estiver na coluna ou no meio do rosto
  • O furúnculo ocorrer com febre ou outros sintomas porque a infecção se espalhou e causou complicações

A higiene cuidadosa do furúnculo é importante:
  • Sempre limpe os furúnculos que estão sendo drenados.
  • Lave bem as mãos depois de tocar no furúnculo.
  • Não reutilize ou compartilhe lenços ou toalhas. Lave roupas, toalhas e lençóis ou outros utensílios que tenham entrado em contato com áreas infectadas em água quente (preferencialmente, fervente).
  • Troque sempre as compressas e jogue-as no lixo, colocando-as em um saco plástico que possa ser fechado antes de ser descartado.
Sabonetes antibactericidas e antibióticos tópicos são de pouca utilidade depois que o furúnculo já está formado. Antibióticos orais ou injetáveis podem ajudar em uma infecção mais grave ou se o furúnculo voltar.