Criolipólise

Gordura Localizada
A criolipólise é um moderno tratamento para gordura localizada que permite a destruição das células de gordura (adipócitos) através do resfriamento controlado da pele. O médico escolhe a região a ser tratada e posiciona o aparelho, que promove então uma sucção a vácuo da pele entre dois painéis. A pele tracionada é congelada durante cerca de uma hora a uma temperatura aproximada de -5°C a -10°C. A gordura sofre cristalização, as células adiposas são destruídas e posteriormente eliminadas pelo sistema imunológico, via sistema linfático. É um procedimento não invasivo, sem cortes, sem uso de agulhas ou necessidade de anestesia. O paciente pode retomar a rotina imediatamente após a aplicação.

O tratamento é eficaz e seguro, desde que seja realizado por um médico experiente, com um aparelho de boa qualidade. É necessária atenção, pois complicações decorrentes do mau uso do método tem se tornado cada vez mais frequentes. Caso seja realizado de forma inadequada e com aparelhos sem qualidade ou manutenção indevida, o procedimento pode levar a formação de bolhas, inflamação e cicatrizes definitivas. Aparelhos de boa qualidade tem um custo alto, portanto desconfie da discrepância de valores e preços muito baixos. Certifique-se de que o profissional que realizará o procedimento é um médico habilitado.

Mecanismo de ação:
O aparelho é acoplado sobre uma manta umedecida, que é colocada na superfície da pele para protegê-la. Na sequência, tem inicio a sucção e posterior congelamento da pele por cerca de 50 a 60 minutos. O procedimento não é invasivo, não requer o uso de anestesia, cortes ou agulhas. O método não é doloroso, gera apenas desconforto pelo tracionamento da pele. A região tratada pode ficar avermelhada, inchada e dolorida, mas essas reações desaparecem em poucos dias. O paciente pode voltar para as atividades normais logo após o procedimento. Um discreto desconforto local e alterações de sensibilidade podem permanecer por algumas semanas.

Resultados:
Os primeiros resultados aparecem entre 6 a 8 semanas após a aplicação, sendo que a gordura continua a ser eliminada por até quatro meses, dependendo do organismo de cada paciente. São indicadas 2 a 3 sessões com intervalos mínimos de 2 meses, máximo de 3 sessões por ano. A redução esperada da quantidade de gordura é de 18 a 33% por área tratada. Drenagem linfática durante o tratamento é recomendada para acelerar o processo e potencializar os resultados.

Áreas de aplicação:
A criolipólise pode ser aplicada nas seguintes regiões: abdome, flancos, costas, coxas, braços, culote.

Indicação:
O método é indicado para pessoas saudáveis que desejam a redução de uma área pequena de gordura localizada. Pacientes que estão dentro da faixa de peso ideal, que se exercitam e tem hábitos alimentares saudáveis, mas mantém pequenas áreas indesejáveis de gordura localizada refratária. O tratamento não é para emagrecer.

Contraindicações:
  • Sobrepeso, obesidade;
  • Diabetes descontrolada;
  • Cirurgias recentes;
  • Pacientes com hérnia no local a ser tratado;
  • Pacientes com implantes metálicos;
  • Doenças cardíacas;
  • Gestantes;
  • Alta sensibilidade ao frio;
  • Crioglobulinemia (doença relacionada ao frio).