(11) 5185-0570

(11) 99907-6292

Av. Arnolfo de Azevedo, 84 - Pacaembú - São Paulo - SP - 01236-0360

Cílios

Qual a função dos cílios?
Os cílios têm a função de proteger os olhos contra agentes externos nocivos, como sujeira/poluição, micro-organismos, luz solar excessiva, entre outros. Além disso, servem para ajudar na oclusão efetiva das pálpebras e tem ainda função estética, uma vez que "molduram" os olhos, tornando-os mais atrativos a quem observa.

Quantos pelinhos as pessoas têm, em média, em cada olho?
São, em média, 90 a 150 cílios na pálpebra superior e 70 a 80 cílios na pálpebra inferior.

Os cílios caem com o tempo? Nascem novamente?
Assim como os outros pelos do corpo, os cílios apresentam um ciclo natural de crescimento e queda, regido geneticamente. O ciclo é escalonado, com períodos estáveis de crescimento e períodos de queda. Os cílios crescem em média até 1,2 cm de comprimento e existem mecanismos neurais que regulam a oclusão e abertura palpebral, com o objetivo de proteger os olhos. Por exemplo, quando alguma partícula externa atinge os cílios, um mecanismo neural local é ativado, fazendo com que as pápebras se fechem, e, assim, a córnea fique protegida.
Fases de crescimento dos cílios:
Fase Anágena: Variável de acordo com o sexo e características individuais, dura, em média, 30 a 45 dias. Representa o período estável de crescimento ativo e é determinado geneticamente. Cerca de 40% dos fios superiores e 15% dos fios inferiores estão nessa fase de crescimento.
Fase Catágena: Fase intermediária de crescimento, representa o período de repouso entre as duas fases principais, Durante essa fase, há um interrupção do crescimento e pigmentação. A base do folículo "encolhe-se". Dura de 2 a 3 semansa.
Fase Telógena (eflúvio): Fase de queda dos fios, dura, em média, 3 a 4 meses. Novos fios começam a nescer e empurram o fio antigo para o exterior.
Obs: Quando um cílio é arrancado, ele volta a crescer, mas isso demorará em média dois meses (dependendo da fase de crescimento na qual estava quando foi removido).

Assim como sobrancelhas, eles também ficam brancos na idade senil?
A coloração de todos os pelos do corpo é determinada pela melanina (pigmento escuro que dá cor a pele e fâneros). A melanina é também produzida nos folículos pilosos e essa produção vai se modificando (diminuindo) com o envelhecimento. O cabelo fica branco quando a melanina deixa de ser produzida. Por mecanismos ainda incertos, os cílios dificilmente ficam totalmente brancos, apesar da presença dos processos de envelhecimento. Cílios totalmente brancos podem sinalizar algumas doenças, como, por exemplo, o vitiligo, e, nesse caso, o médico dermatologista deve ser consultado.

Existe algum jeito de fortificá-los?
O crescimento saudável dos cílios, assim como dos outros pelos do corpo, é determinado pelos hábitos de vida. Exatamente como o cabelo, os cílios dependem de uma alimentação balanceada (rica em proteínas, vegetais, frutas etc) e de uma vida saudável para crescerem de forma otimizada. Algumas substâncias, como por exemplo o bimatoprost, agem nas fases de crescimento ciliar, prolongando a fase de crescimento anágena e bloqueando o eflúvio telógeno. O mecanismo exato de ação desse princípio ainda é incerto e mais pesquisas são necessária para determinar exatamente como atuam e a segurança da administração. Existe pouca evidência científica em relação ao uso de determinadas substâncias para o fortalecimento dos cílios.

Tratamentos como permanentes são indicados? E há riscos (ouvimos histórias de pessoas que fizeram e os cílios caíram depois)
Do ponto de vista dermatológico não são indicados. Não existem evidências científicas que confirmem a segurança do uso desses produtos em relação a saúde dos olhos. Eles podem ainda, danificar os cílios e desencadear reações alérgicas cutâneas.

Como cuidar dos cílios (penso, aqui, em dar dicas como tirar a maquiagem sempre, etc).
Manter hábitos de vida saudáveis, que inclui alimentação balanceada, atividades físicas regulares  e controle do estresse, tem uma influência direta no crescimento de todos os pelos do corpo, inclusive dos cílios. Cuidados locais também são necessários para assegurar a vitalidade das pestanas, através do uso de produtos de qualidade, com aprovação dos órgãos regulamentadores (ANVISA/FDA), indicados por dermatologistas, dentro da validade e que tenham evidência científica na literatura consagrada no meio médico quanto a eficácia e segurança. Remover a maquiagem para dormir é fundamental para a saúde da pele e também dos cílios.
Aliás, o que acontece quando a pessoa dorme com rímel? Prejudica os cílios?
Dormir de maquiagem interfere nas funções celulares da pele e dos folículos e desencadeia obstrução, aumentando as chances do aparecimento de acne e blefarite. Remover a maquiagem para dormir é fundamental para a saúde cutânea e dos pelos. Quanto mais tempo em contato com produtos químicos, mais danificada ficará a haste dos cílios.

Existem vários tipos de rímel. Qual a função de cada um deles, para que tipo de cílio é mais indicado? (peço para dar uma explicaçãozinha, por favor)
Existem inúmeros produtos no mercado que prometem ações milagrosas. É importante que estejamos atentos em relação a real evidência científica dessas promessas, que muitas vezes são totalmente desconhecidas. O ideal é utilizar produtos de marcas reconhecidas/consagradas, que tenham aprovação dos órgãos regulamentadores, estejam dentro da validade e tenham sido testadas dermatologicamente. O rímel tem a função de modificar o aspecto dos cílios, deixando-os mais alongados ou volumosos de acordo com as substâncias que o compõe. O tipo de rímel será determinado pelo tipo de cílios de cada paciente, mas é importante saber que, independente da promessa, cada indivíduo deve buscar produtos de qualidade, para que não seja vítima futura de complicações indesejadas.
 
 
« Voltar